14.1.13

Pericoronarite

A pericoronarite ocorre quando existe um opérculo sobre algum dente em erupção. Pode ocorrer durante a erupção dos molares permanentes, sendo mais freqüente na zona de 3º molar inferior. O espaço entre a coroa dentária e a margem gengival é uma área ideal para acúmulo de alimentos, incubação e proliferação bacterianas, predispondo-a para a infecção localizada. 

 Os sintomas incluem dor e abertura limitada dos maxilares, como resultado da sensibilidade sobre o tecido saliente. O mau hálito pode estar presente, como resultado da higiene oral inadequada. A área do opérculo estará inchada, vermelha e sensível. As manifestações sistêmicas incluem febre, linfadenopatia e mal estar. O paciente geralmente apresenta a gengiva inflamada ou infeccionada na parte que recobre o dente em erupção, podendo drenar pus na região; mau hálito; desconforto ou dor localizada ou irradiada pela mandíbula; inchaço local e regional (região do pescoço abaixo da mandíbula); dificuldadena abertura e fechamento da boca; dificuldade para falar, mastigar e engolir; dores musculares e articulares na ATM (articulação têmporo-mandibular). Em alguns casos, o paciente pode apresentar febre e “ínguas” (linfoadenodopatia).
É importante destacar a importância da consulta ao cirurgião-dentista, pois somente este profissional é capacitado para o correto diagnóstico e tratamento. Bochechos com anti-sépticos bucais ou a aplicação de água oxigenada 10 volumes podem auxiliar no tratamento. Provavelmente, o cirurgião-dentista deverá prescrever medicação analgésica, antiinflamatória e, se houver necessidade, antibiótico para controlar a infecção, durante a fase sintomática. Quando o processo de inflamação ou infecção estiver controlado, o excesso de gengiva que recobre o dente pode ser removido através de procedimento cirúrgico ou ainda, se o dente estiver parcialmente erupcionado, há a indicação da extração do dente. É possível que a pericoronarite recorra se o dente continuar nesta situação de semi-erupção ou caso a higiene bucal falhe.