23.1.13

Inflamação e problemas gengivais

Você sabia que mais de 75 por cento dos brasileiros acima de 25 anos* têm algum problema com a gengiva? É mais comum do que se imagina!

O que são doenças gengivais?
A doença gengival é um tipo de inflamação ou infecção que ocorre na  boca. A gengivite, estágio inicial da doença gengival e mais fácil de  ser tratada, é uma inflamação da gengiva causada pelo acúmulo da placa  bacteriana (película delicada, pegajosa e incolor que se forma acima da  gengiva).

A placa bacteriana oferece abrigo para mais de 400 tipos de bactérias  e outros microorganismos, que se desenvolvem e proliferam. Se não for  devidamente removida pela escovação e uso do fio dental, a placa  bacteriana pode formar-se nos dentes e na gengiva, acarretando a  gengivite. Felizmente a gengivite pode ser tratada, evitando sua  evolução para a periodontite (estágio mais sério e prejudicial da doença  gengival).

Como posso saber se tenho gengivite?

Os sinais clássicos da gengivite são as gengivas avermelhadas, inchadas e  sensíveis, que podem sangrar durante a escovação. É importante ter em  mente que somente um profissional da odontologia pode avaliar de forma  integral sua saúde bucal e determinar se você tem ou não alguma doença  gengival (gengivite ou periodontite) . Como alguns sintomas da gengivite  não causam dor, a doença pode permanecer sem tratamento durante vários  anos, caso não seja diagnosticada pelo dentista.
O sinais da periodontite  (estágio mais avançado da doença crônica  gengival), incluem a presença de ulceração, retração gengival, frouxidão  ou separação de dentes permanentes, qualquer alteração na oclusão dos  dentes e mau hálito recorrente e/ou gosto desagradável na boca. Visitas  regulares ao dentista ajudam a prevenir a periodontite.


Como posso evitar a gengivite?
A chave para a prevenção da gengivite é remover a placa bacteriana que  se acumula nos dentes. São extremamente importantes nesse sentido os  exames regulares e a limpeza profissional dos dentes. Da mesma forma, é  crucial a higiene bucal em casa.

Você pode evitar a gengivite procedendo da seguinte forma:
  • Escovar os dentes e usar o fio dental para remover a placa bacteriana e os resíduos

  • Alimentar-se corretamente a fim de garantir uma nutrição adequada

  • Evitar cigarro e outras formas de tabaco

  • Visite seu dentista regularmente 



















*Sobrape - Sociedade Brasileira de Periodontologia 2001