9.8.12

pizza


Pizza na noite antes da corrida?

Feita de maneira apropriada, a pizza pode ser uma boa opção para a noite antes da prova. Veja como.

 
*Por Priscila di Ciero

Pode parecer estranho, mas a pizza pode ser um prato nutritivo, e até fazer parte de um cardápio balanceado, inclusive dos que correm. Na noite anterior à corrida, recomenda-se que a ingestão de carboidratos seja um pouco maior, isso para que os estoques de glicogênio saiam a todo vapor para a corrida na manhã seguinte. E a pizza é feita de trigo, que é fonte de carboidratos.
Adicionar molho de tomate, que contém algumas vitaminas e minerais, pode ser muito bom também, além de ter licopeno, um excelente antioxidante. Feita em casa, essa pizza pode agregar mais fibras, melhorando a digestão e saciando muito mais com menos pedaços.
Antes das provas, vale sempre a escolha de ingredientes mais leves. Então, recomendo que sejam esquecidas aquelas de quatro ou mais queijos, calabreza, com catupiry e as doces. As mais simples sempre serão as melhores nesses casos. Outro problema é acrescentar alimentos que contenham muito sal, pois causam retenção de líquidos (como pizzas de aliche ou com alcaparras), e nada de acompanhar com refrigerantes. Se o suco de fruta do jantar faz parte de sua dieta, você pode tomar nessa refeição, desde que seja natural ou em polpa, aproveitando bem as vitaminas que ele tem pra te oferecer.
Confira abaixo alguns benefícios de ingredientes básicos da pizza que podem fazer parte de coberturas deliciosas:
- Tomates: in natura ou em forma de molho, o tomate mantém as suas propriedades benéficas. Eles são ricos em ferro, fósforo, potássio e magnésio, além de conter boas fontes de vitaminas A, B e C, que são importantes para a saúde da pele, da visão e do sistema nervoso. O alimento ainda é rico em licopeno, uma substância antioxidante, que combate os radicais livres, retardando o envelhecimento precoce, melhorando o sistema imunológico e prevenindo alguns tipos de câncer. E o melhor, o alimento possui baixo valor calórico;
- Mussarela: além de ser uma ótima fonte de proteínas, este alimento também contem boa quantidade de cálcio, que é importante para a manutenção dos ossos, e ainda fósforo e potássio;
- Cebola: este alimento tem poderes anti-inflamatórios no organismo. Além disso, a cebola contém vitaminas e sais minerais como iodo, sódio, magnésio, fósforo, ferro e cálcio, e substâncias que combatem o colesterol;
- Abobrinha: de baixo valor calórico, é rica em niacina e fonte de vitaminas do complexo B e vitamina A. Além de conter potássio, fósforo, cálcio, sódio e magnésio;
- Berinjela: este alimento é rico em fibras e contêm magnésio, zinco, potássio, cálcio, ferro e fósforo. Além das vitaminas A, B1, B2 e C. A berinjela tem propriedades que auxiliam na redução do colesterol;
- Cogumelos (Porcini, Shitake, Paris): de baixas calorias e ótimas fontes de proteína, eles ainda são ricos em fósforo, vitaminas do complexo B, ácido fólico e fibras;
- Coração de alcachofra: contém vitaminas do complexo B, potássio, cálcio, fósforo, iodo, sódio, magnésio e ferro. Ainda possui efeito diurético, combate a absorção de lipídios e ainda possui propriedades antioxidantes;
Evite comer muito tarde, procure focar na recuperação já que uma boa noite de sono ajuda demais na pratica da atividade física no dia seguinte, melhorando foco e evitando lesões.

Sugestão de receita:
Minha pizza feita em casa leva batata na massa, mas pode ser feita com mandioca, mandioquinha, ou uma mistura entre elas. Recomendo mais carboidratos em forma de tubérculo e menos trigo, já que algumas pessoas relatam maior fermentação com esse alimento. Uma dica diferente e também gostosa é adicionar uma colher de sopa bem cheia de semente de gergelim à massa, para dar mais crocância e aumentar teor de fibras e os benefícios do ômega 3 e 6 presentes no alimento.
Combino mussarela, queijo prato light ou mussarela de búfala, com molho de tomate caseiro e alguns legumes que possam ter sobrado na geladeira. Adiciono salada crua à parte pra acompanhar e pronto! Ótima sugestão para convidar os amigos corredores para comer em sua casa na véspera da prova de vocês. Leia a receita completa.

 por o2