7.1.12

Depois das festas, é hora de desintoxicar o organismo

Todos os dias, o nosso organismo entra em contato com cerca de 60 mil compostos tóxicos, como metais, medicamentos, aditivos alimentares, resíduos agrotóxicos, poluição, etc. E, fazendo dietas muito restritas, podemos potencializar a ação desses compostos em nossos organismos. Por esse motivo, às vezes precisamos fazer uma faxina em nossos corpos. A melhor maneira de manter o nosso organismo limpo dessas substâncias é fazer uso de alguns alimentos que contém substâncias desintoxicantes. Os sintomas de que você anda precisando se desintoxicar são: falta de apetite, inchaço, vômito, diarréia e aquela sensação de que você comeu demais.
A alimentação desintoxicante não é feita com o propósito de emagrecer ou não acumular calorias. O objetivo deste tipo de alimentação é fazer com que o nosso organismo consiga eliminar mais rapidamente os agentes tóxicos que ingerimos. Por este motivo, temos que ter muita atenção à receitas de desintoxicação de fácil acesso, como na internet, por exemplo, e com receitas desintoxicantes que prometem afinar cintura ou eliminar quilos. Lembre-se sempre que o real objetivo é “dar um banho” na parte interna do corpo e que isso significa saúde, a beleza é consequência.
Quando falamos de alimentos desintoxicantes, temos que pensar, em primeiro lugar, nas fibras, que agem diretamente no sistema digestivo, auxiliando no bom funcionamento do intestino e na absorção dos nutrientes que ingerimos nos alimentos. Também é muito importante a ingestão de líquidos, principalmente a água e chás em geral, que hidratam a pele e eliminam as células mortas.
A maioria das dietas deste tipo que encontramos, é feita só por alimentos líquidos. No ocidente existem dois tipos de dietas desintoxicantes: a dieta que é baseada em frutas e vegetais crus e as monodietas curativas que são elaboradas em cima do consumo de um único alimento e, em geral, só podem ser feitas por alguns dias, voltando depois à dieta normal. Por isso mesmo, como em todos os assuntos que lidam com a nossa saúde, destaca-se a importância de se consultar um profissional para isso. Se esta dieta for feita por um longo período, seu corpo não vai obter os nutrientes necessários para ter um bom funcionamento, podendo resultar em uma doença como a anemia.
Os alimentos mais indicados para quem quiser fazer esta dieta são: em relação às frutas, abacaxi, melancia, laranja, maçã e uva vermelha. Vegetais: hortelã, salsão e couve. Legumes: berinjela, abobrinha, inhame, beterraba e cenoura. E a carne mais indicada para esta dieta é o peixe. Além do mel, do gengibre e da linhaça. É claro que o tipo mais recomendado de alimentos são os integrais e os orgânicos, livres de agrotóxicos, cultivados ecologicamente, principalmente os alimentos que consumimos todos os dias, como o arroz e o feijão. Desta forma, diminuímos um pouco a quantidade de compostos tóxicos que ingerimos no nosso dia a dia.
Outro fator intoxicante para o seu corpo é o estresse. Então, você já sabe: para se desintoxicar, relaxe bastante e aproveite um delicioso e refrescante suco de frutas desintoxicante. Não há nada melhor do que dar um tempo de descanso para o nosso corpo se recompor e começar o ano bem, fazendo uma super faxina interna e eliminando tudo o que nos faz mal.