9.12.11

dúvida

Sou muito ansioso e nunca consigo dormir antes de 0h30 na véspera da prova. Fico rolando na cama pensando na competição e, depois, acabo beliscando alguma coisinha na geladeira. O problema para dormir acho que só resolvo com terapia, mas o que posso comer durante a noite para não comprometer meu desempenho na competição do dia seguinte?
João Felipe Alves, São Bernardo do Campo (SP)
 


Quem responde é Leonardo Vianna, nutricionista especializado em esportes do Rio de Janeiro (RJ)

Essa situação é muito comum entre os atletas, já que a véspera da prova é um dia de muita emoção, expectativa e ansiedade, mesmo para os mais experientes. Mas o ideal mesmo é ter uma boa noite de sono na véspera da prova, pois o corpo precisa do máximo de repouso possível para ter uma boa peformance. Mas, se realmente não conseguir dormir, opte por frutas, que são carboidratos simples e não vão "pesar" na digestão; barras de cerais também podem ser uma boa opção.
O leite morno é um aliado tradicional no combate à insônia pois contém triptofano, um neurotransmissor importante no processo de desencadeamento do sono. Esse aminoácido provoca a sensação de relaxamento pois aumenta a quantidade de serotonina no cérebro. E ao serem aquecidos, os aminoácidos são mais facilmente absorvidos pelo organismo. Porém, nem todo mundo digere o leite facilmente e por isso, talvez ele não seja uma opção interessante para a véspera de prova – a  menos que você já saiba que esse alimento cai bem em um momento como esse e não vai provocar uma indigestão.
Alguns atletas recorrem a técnicas de meditação e tratamentos com psicólogos para aprender a lidar com seu sono pré-prova. Se esse problema se repete com muita frequência, talvez seja hora de você começar a pensar nisso.

http://runnersworld.abril.com.br/runners-responde/fico-ansioso-antes-prova-nao-consigo-dormir-acabo-assaltando-geladeira-posso-comer-nessa-hora-308931_p.shtml