27.10.11

Doce mel


Descubra por que esse alimento pode turbinar sua corrida – e sua saúde

Por Liz Applegate http://runnersworld.abril.com.br/materias/docemel/

Apesar de conter um pouco mais de calorias por porção do que o açúcar, o mel traz uma série de vantagens para a saúde. Quando comprá-lo, tenha em mente que as variedades claras e de cor âmbar têm sabor suave, enquanto as escuras são mais encorpadas e marcantes. Cada tipo de mel também traz diferentes benefícios para a saúde. Veja a seguir como incluir esse alimento na sua dieta.

Energia alternativa
Um estudo feito com ciclistas constatou que o consumo de água com uma colher de sopa de mel (que contém cerca de 60 calorias), a cada meia hora de treino, funciona tão bem quanto um gel energético para dar um gás na reta final de um longão.

Sob controle
Estudos demonstram que usar mel em vez de açúcar comum pode ajudar a estabilizar os níveis de açúcar no sangue – ótima notícia para quem está com pré-diabetes ou tem resistência à insulina.

Menos colesterol
Usar mel em vez de açúcar por duas semanas pode diminuir os níveis de LDL, também chamado de "colesterol ruim", e reduzir os níveis de proteína C-reativa, que mede a inflamação nos vasos sanguíneos.

Intestino em ordem
O mel contém oligossacarídeos, um tipo de açúcar que favorece o crescimento de bactérias que aumentam a imunidade no intestino, promovendo uma flora intestinal saudável.


RAPIDINHAS
Aprenda a fazer receitas fáceis, nutritivas e saborosas que vão ajudar a incluir o mel na sua alimentação. Mostramos opções para 5, 10, 15 ou 20 minutos de preparo.

5 MINUTOS - Molho para salada Misture 2 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem, 1/4 de xícara de mel, 1/3 de xícara de vinagre de vinho tinto, 2 colheres de sopa de cebolinha picada e sal e pimenta a gosto.

10 MINUTOS - Vitamina de frutas Bata 1/2 xícara de morangos, 1 pêssego, 1 xícara de iogurte desnatado, 1 colher de sopa de mel, 1/2 colher de chá de essência de baunilha e gelo.
 
15 MINUTOS - Legumes grelhados Coloque fatias de abobrinha, pimentão e cebola na grelha quente. Pincele uma mistura de 2 colheres de sopa de mel, 1/4 de xícara de vinho tinto e 1 colher de chá de alho amassado nos legumes e espere até que eles fiquem dourados.

20 MINUTOS - Barrinhas assadas Misture 3 colheres de sopa de mel, 2 colheres de sopa de óleo de canola, 2 ovos, 2 nozes picadas, raspas de casca de laranja e 2 xícaras de granola. Faça barrinhas do tamanho que desesejar e asse por 15 minutos a 190 °C