23.4.11

O melhor horário para consumir chocolate é após os treinos


 No feriado da Páscoa há sempre a mesma preocupação em relação ao melhor chocolate e quantidade adequada para não interferir na saúde e nos treinos. De acordo com o nutricionista Danilo Balu, a regra para escolher o melhor chocolate para saúde é “quanto mais escuro e amargo, melhor”. Em relação à quantidade, o ideal seria consumo de até dois tabletes pequenos diários.

Os principais problemas do chocolate seriam a alta taxa de açúcar e o alto teor de gordura. “O certo é que a pessoa consuma apenas 5% de seu gasto calórico de açúcar simples e esse nível é ultrapassado facilmente se o indivíduo exagera no consumo de chocolate”, diz Balu.

Em relação ao teor de gordura, isso implica no elevado valor energético do produto. “Chocolate é extremamente gorduroso e tem alto valor energético. A pessoa que come muito chocolate acaba consumindo muitas calorias e para a manutenção de um peso saudável isso não é recomendado”, argumenta o nutricionista.

Para aqueles que não querem atrapalhar a dieta ou a rotina de treinos, o melhor horário recomendado para o consumo moderado de chocolate é até 1h30 após os treinos, para repor o açúcar gasto. “A pessoa tem menos glicemia e está com uma alta carga de glucagon, que é o hormônio liberado quando a gente tem pouco açúcar no sangue”, explica Balu.

Nesta páscoa então, tome cuidado na escolha dos ovos de chocolate, na quantidade e horário de consumo do doce.

Prof. Danilo Balu