8.1.11

Treino de base


Uma boa preparação inicial pode garantir uma temporada de provas com melhores condições físicas atingindo suas metas sem sofrimento

(Por Fernanda Silva)

O treinamento ou trabalho de base é uma série de exercícios que prepararam o corpo para o futuro, independente do esporte. Na corrida, o treinamento de base é essencial. Ele melhora o condicionamento físico e ajuda no desenvolvimento dos treinos e, consequentemente, das provas. Todo atleta precisa de um trabalho inicial, principalmente nesta época do ano, em que as pessoas deixam um pouco de lado os exercícios por causa das festas de fim de ano e férias de verão. Portanto, um trabalho de base bem feito pode garantir a temporada de provas.

Como o próprio nome diz o trabalho de base é a base, é o alicerce dos seus treinamentos, pois você precisa de uma boa resistência para encarar as competições durante o ano. Além disso, o treinamento de base prepara também a mente do corredor. Por isso, ele precisa ser relaxante, em lugares incomuns, que te façam sentir-se bem. Se o atleta está acostumado a treinar nas ruas, a sugestão é ir para um parque, mudar o ambiente, aproveitar para distrair, pois isso também irá ajudar a começar os treinos com um ânimo muito melhor.

O diretor técnico da Treinamento Esportivo Sandro Performance, Sandro Figueiredo, explica mais sobre a importância do trabalho de base. “O trabalho de base faz com que o atleta crie um alicerce para ter uma boa temporada. O ideal é focar o volume no treinamento de forma progressiva e com cautela, para depois ir para o próximo ciclo de treino. Conseguir que ele tenha um treinamento aeróbico, com resistência e uma boa orientação profissional especifica para a corrida, é ideal”. E ainda completa, “Um bom trabalho de base pode garantir ótimos resultados na temporada, fazendo com que o atleta consiga atingir seus objetivos”.

Apesar de o ano todo ser importante para os treinamentos, é em janeiro que tudo começa. “O corredor deve se preparar durante o ano todo para as provas, mas essa época do ano é ideal para fazer o treinamento de base”, fala Rodrigo Lobo, diretor técnico da assessoria que leva seu nome. “Aproveitando o início do ano, que não tem tantas provas e os atletas estão mais descansados por causa das férias, os corredores devem focar muito no trabalho de base. Dependendo de suas metas e de sua aptidão física, o indicado é fazer um treino de oito a dez ou doze semanas, dependendo das provas que ele irá participar”.


Fica a dica

Portanto um trabalho de base bem elaborado deve ser feito por cerca de dois meses, com um ou dois dias de descanso na semana, correndo em um ritmo confortável, focando em: volume, resistência, fortalecimento muscular e trabalho aeróbio, para, só depois, trabalhar com intensidade. É muito importante também o acompanhamento de um profissional da área, para que o desempenho seja supervisionado, e para que o atleta aumente ou diminua a carga de exercícios, de acordo com suas necessidades. Musculação também é importante neste período.

E se não fizer...

O trabalho de base é indispensável e a maioria dos corredores e treinadores sabe disso, mesmo assim Lobo explica o que pode acontecer se ele não for realizado ou mal feito. “Isso depende da consciência de cada atleta, você pode entrar numa fadiga antecipada, pois não se preparou para um aumento de volume e de intensidade. O perigo de lesões, estiramentos e distensões é bem maior e gera uma desmotivação por não conseguir alcançar suas metas nas provas, por causa de uma base ruim ou de nenhuma”.

Para saber mais

Os diretores técnicos Sandro Figueiredo e Rodrigo Lobo revelam os benefícios do trabalho de base:

- Cria um alicerce para a temporada de provas, melhorando o desempenho do atleta.

- Diminui o risco de lesões, estiramentos e distensões, que podem prejudicar os treinos e, consequentemente, o desempenho nas competições.

- Foca o corredor para uma determinada prova, ou para a toda temporada, para que ele consiga atingir seus objetivos e metas.

fonte
http://o2porminuto.uol.com.br/scripts/materia/materia_det.asp?idMateria=4712&idCanal=2