28.1.11

a importância do aquecimento


Tenho observado que um aspecto pouco valorizado pelos corredores é o aquecimento. Muitos atletas ainda confundem alongamento com aquecimento. Eu já abordei o assunto no texto Antes do alongamento, faça aquecimento. Aquecer é elevar a temperatura muscular, melhorando a oferta de oxigênio, funcionamento articular e outras adaptações fisiológicas que preparam o corpo para o esforço durante a corrida.

Outra confusão é a respeito da intensidade a ser empregada durante o aquecimento. A maioria se limita a um trote bem leve, com duração entre 10 e 15 minutos. É preciso considerar o tipo de treino que será realizado no dia. Caso o praticante esteja preparando-se para uma sessão de treinamento intervalado (aquele que intercala períodos de alta intensidade com uma pausa de caminhada ou trote devagar), o modo certo de aquecer o corpo muda bastante. Neste caso, será necessário iniciar por um trote leve de 5 minutos, em seguida aumentando a velocidade progressivamente a cada minuto. O ideal é chegar próximo da intensidade máxima a ser realizada no final de 12 a 15 minutos. Terminado o aquecimento progressivo, o corredor deve dar uma pausa de cerca de 2 minutos e, aí sim, estará pronto para imprimir altas intensidades.

Aquecer corretamente faz toda a diferença no desempenho do corredor, tanto para treinos intensos como nas provas. Pesquisadores do Reino Unido descobriram que um aquecimento feito de forma progressiva, alcançando intensidades altas no final do período, melhora a resposta fisiológica para o esforço subsequente e permite aumentar o tempo para se atingir a exaustão entre 30 e 60%! São ganhos absolutamente expressivos e que devem ser considerados. O mesmo estudo deixa evidente que, quando a intensidade utilizada durante o aquecimento é muito baixa, não há uma adaptação adequada de oferta de oxigênio e outras importantes variáveis.

Destaco que essa dica serve mais corredores que já estejam em treinamento regular há mais de seis meses. Os iniciantes necessitam de uma intensidade mais branda, podendo inclusive fazer o aquecimento caminhando antes de sua sessão de exercício.

1- JONES, ANDREW M.; WILKERSON, DARYL P.; BURNLEY, MARK; KOPPO, KATRIEN.Prior Heavy Exercise Enhances Performance during Subsequent Perimaximal Exercise.Med. Sci. Sports Exerc.; 2003; 35(12):2085-92.

Por Renato Dutra