12.9.10

Fortaleça a lombar

Saiba a importância de trabalhar a região para a corrida e confira vídeos com a indicação de alguns exercícios (site O2)

A corrida é uma atividade física que exige esforço de quase todas as partes do corpo, e fortalecer a musculatura como um todo é essencial para melhorar o desempenho e diminuir o risco de lesões. Uma região muito importante a ser trabalhada é a lombar, pois ela recebe grande parte do impacto gerado pelos movimentos do exercício.

“O trabalho de fortalecimento e alongamento da região lombar é aconselhável para que exista uma proteção das estruturas corporais no movimento da corrida ou nos exercidos durante o dia”, explica o Professor Zeca, diretor técnico da Assessoria Z-Track. O treinador ainda orienta que os exercícios de musculação devem ser feitos em dias alternados aos treinos mais pesados de corrida, para não prejudicar o desempenho do atleta.

“Em um programa de treinamento, os exercícios localizados de fortalecimento são distribuídos durante a semana, nos dias em que não haja treinos de corrida ou com os trabalhos mais leves, para que o praticante tenha melhor aproveitamento dos movimentos e cargas estabelecidas”, completa o treinador.

No vídeo abaixo, o Professor Zeca mostra alguns exercícios para fortalecer a região lombar. O treinador explica que o número de sessões deste trabalho varia de acordo com o grau de experiência dos praticantes.

“Iniciantes poderão executar os exercícios de uma a duas vezes, evoluindo a até quatro vezes na semana, em três a quatro séries de doze repetições. É importante que o trabalho de fortalecimento desta região do corpo esteja inserido em um programa de fortalecimento global”, orienta o técnico.