6.4.10

Foque no próximo objetivo

Veja dicas de como manter sua performance e o prazer pela prática do esporte após atingir suas metas na corrida
(Por Maurício Belfante)

Meses de treinamento para fazer bonito e valer a pena todo o esforço. É esse o rumo natural de milhares de corredores amadores do planeta. Mas depois que passa o entusiasmo e a emoção de ter completando um sonho, vem a pergunta: “E agora?”.

A melhor maneira de continuar motivado nos treinos é sempre buscar novos objetivos e novidades na corrida, criando metas que não deixam que o desânimo tome conta. Mas sempre fica a dúvida sobre o momento e o objetivo correto a ser traçado. Confira algumas dicas para você continuar correndo sempre.


Metas, metas e mais metas!

Não há dúvidas entre os treinadores que a melhor forma de motivar um atleta é criando metas. Ao criar um objetivo, o corredor terá uma motivação a mais para correr e deixará a insistente preguiça de lado na hora de dar suas passadas.

Existem muitas metas que podem motivar o atleta ao máximo. Buscar algo que deseja muito pode virar pretexto para dar suas passadas. Ideologias como correr distâncias em uma boa velocidade, correr para perder peso ou quebrar algum recorde pessoal podem ajudar os corredores a terem vontade de sobra.

“É importante criar essas metas, mas o mais importante é que elas sejam possíveis de serem realizadas. Os objetivos podem ser de curto, médio ou longo prazo, dependendo da motivação do atleta”, explica Paulo Rennó, diretor técnico da Paulo Rennó Assessoria Esportiva.


Saúde em primeiro lugar

Acima de procurar prazer e auto-estima, o atleta deve sempre procurar obedecer a suas capacidades fisiológicas, e não ultrapassar limites. “É importante em qualquer esporte preservar a saúde, já que é através dela que se consegue força para a realização de exercícios físicos. Procurar realizar exames logo após a conquista de uma meta é sempre necessário, para que se possa criar outros objetivos a partir do seu desenvolvimento físico”, explica Sandro Figueiredo, diretor técnico do Treinamento Esportivo Sandro Performance.

Além de o atleta estar bem preparado, sabendo da sua atual capacidade, uma boa saúde pode ser um estimulante a mais, já que trará confiança ao corredor, aumentado sua auto-estima e sua capacidade mental de assimilar a pressão que pode ocorrer antes da conquista do objetivo.


Cada degrau de uma vez...

Quando se pensa em assumir outro objetivo, logo se relaciona a algo superior, com mais distância e treinamentos. Mas o que ocorre naturalmente é, muitas vezes, o inverso. Corridas de menores distâncias podem ser mais estimulantes que as demais.

“Sempre alerto meus alunos que antes de subir um degrau, você deve se estabilizar naquele que você ainda está, melhorando o tempo e criando mais maturidade no asfalto. Querer dar um passo maior que a perna pode resultar em lesão e frustração”, alerta Professor Zeca, diretor técnico da Z.Track e Clínica Paulista de Esportes.

Trabalhar metas na mesma distância pode ser muito motivador, procurando outros princípios que não foram buscados no objetivo anterior. Construir uma boa base antes de pular de nível é essencial para um bom amadurecimento na corrida.


Dicas dos treinadores

Para poder crescer na corrida, nada melhor do que dicas de especialistas para ter um suporte favorável. Confira os macetes dos treinadores Paulo Rennó, Professor Zeca e Sandro Figueiredo.

• Respeitar o organismo, sem colocar em risco a saúde;
• Traçar um planejamento e segui-lo rigorosamente, sem ausências desnecessárias;
• Ter sempre um “Plano B” na hora de realizar o objetivo, sendo assim, sem proporcionar frustração;
• Pensar no que pode ser feito depois de concretizar uma meta;
• Realizar check-ups pelo menos duas vezes ao ano;
• Passar para distâncias maiores após longo período de amadurecimento;
• Sempre mentalizar e almejar a meta que será alcançada;
• Procurar um profissional que possa dar auxílio a suas metas;