11.1.10

2010

  
 
 2010.....


1 - Estabeleça metas concretas – se já for um corredor, por exemplo, “vou correr uma maratona”; ou para iniciantes, “vou pedalar uma média de 50 quilômetros por semana”.

2 - Estabeleça metas desafiadoras. Para um indivíduo sedentário, uma boa meta seria correr uma prova de 5 quilômetros após três meses de treinos. Para um corredor experiente, talvez diminuir seu tempo nos 10 quilômetros em 1 minuto.



3 - Escreva suas metas em adesivos e cole-os em diversos locais: na geladeira, na mesa de trabalho, na agenda, enfim, você precisa ver e rever suas metas todos os dias. Lembre-se de colocar a data em que atingirá sua meta.

4 - Crie uma recompensa que receberá ao conquistar seu objetivo. Pense em algo que gostaria de ganhar de presente e, quando tiver alcançado sua meta, presenteie-se.

5 - Filie-se a algum grupo de praticantes da sua modalidade. Pode ser uma academia, uma associação, um clube. O importante é fazer parte de um grupo com pessoas que compartilham idéias e objetivos semelhantes. Isso faz toda a diferença.



6 - Anote suas atividades físicas, seus treinos em uma agenda. Assim, você percebe com maior clareza se está se empenhando ou se precisa se esforçar mais.



7 - Tenha um professor de Educação Física. Um profissional será importante para orientá-lo e também para dar incentivo sempre que a motivação oscilar.

8 - Adote um colega esportista como referência. Apesar das diferenças naturais genéticas, constituição física, idade e outros fatores, ajuda muito ter alguém como fonte de inspiração. Aquele pensamento “um dia vou correr como ele (a)…” serve para continuar alimentando o nosso sonho.

9 - Leia publicações especializadas na sua modalidade. Ao ler sobre os assuntos relacionados ao seu esporte, ficará sabendo das últimas novidades, equipamentos e histórias de pessoas que são exemplos de superação.

10 - Cumpra sua agenda de treinos com a mesma seriedade que faz com seus compromissos profissionais. Ter um parceiro de treinos ajuda muito, pois fica bem mais difícil cancelar um treino quando tem alguém te esperando.